28 setembro, 2011

tpm, preconceitos ou a ode à intolerância?

*   *   *

Qual é o seu preconceito?

Num rasgo de revelação eu decidi abrir meu coração e contar os meus. Porquê? Eu não sei. Mas talvez a minha TPM tenha umas palavrinhas a dizer sobre isso.

*   *   *

Descobri que sou uma pessoa preconceituosa. Mentira, eu não descobri, eu já sabia. No fundo todos somos com alguma coisa, só que ninguém gosta de admitir. Mas eu não tenho problemas em admitir defeitos e faço com frequência, a fim de evitar decepções alheias. As pessoas criam expectativas umas sobre as outras e ficam profudamente magoadas quando a gente não corresponde. Mas, ei! A criação foi sua.

Meus preconceitos não são com "raças", cores ou gêneros, muito menos com opções sexuais ou gastronômicas. O que cada um faz com sua vida pessoal diz respeito a ele e somente a ele. Meu preconceito é com comportamentos e formas de pensar.

Não, eu não acho que devo respeitar/aceitar a opinião de cada um. Eu não respeito a opinião de um nazista, por exemplo. Mas esse é um exemplo radical que não vem ao caso. Eu tenho muitos outros preconceitos que, no final das contas, podem ser mera intolerância. Ainda não decidi qual das duas palavras define melhor.

Eu tenho preconceito com burrice. Gente burra, desarticulada, que não consegue criar um raciocínio lógico seja pro que for. Aquela burrice de quem tem preguiça de pensar. Aquela burrice de quem prefere fazer perguntas óbvias do que parar 2 minutos para refletir sobre o assunto. Aquela burrice de quem prefere pedir pra você fazer, do que aprender como fazer. Aquela burrice de quem repete o mesmo erro vezes sem conta e acha uma merda quando tudo dá errado. Aquela lentidão para processar uma informação. Eu não consigo conviver ou formar uma amizade, mesmo que a pessoa tenha bom coração. O meu coração/estômago não é tão bom assim.

Eu tenho preconceito com a pobreza. Não aquela em que falta dinheiro ou comida na mesa. Aquela que falta espírito. Preconceito com gente rasa, que pode ter toda a informação do mundo, mas cujo caráter impede que ela seja relevante. Aquela pobreza de espírito a que estão condenados todos os bossais, os donos da verdade, as "assumidades" num assunto, ou simplesmente as cabeças de ervilha.

Eu tenho preconceito com quem decora nomes. Nomes de pessoas "importantes", que fizeram não sei o quê não sei quando e foi genial. Eu não tenho memória e nomes e patamares não me interessam. Me interessa apenas o que foi feito. Dá licença, eu sou cheia de preconceitos.

Eu tenho preconceito com a pobreza de educação que não tem nada a ver com o nível do ensino das escolas. Preconceito com quem escuta aquela música alta no celular, com quem faz festa em apartamento e incomoda os vizinhos, com quem empurra sua cara no bolo depois que canta parabéns, preconceito com quem fala alto e com quem não sabe falar (nem escrever).

Eu tenho preconceito com a pobreza de intelecto. E isso não quer dizer que todo mundo tem que ler Dostoiévski, mas que tem que ler bons livros. Eu tenho preconceito com quem não lê. Com quem não tem um título sequer para me indicar. Ou um filme fantástico na manga. Ou que escuta música de péssima qualidade (e péssima qualidade pressupõe uma uninamidade de que aquilo é muito ruim). Ou não tem um assunto para uma mesa de bar.
Eu tenho preconceito com aquele hippie super astral e cabeça fresca sem preconceitos, que quer viver de pulseira de missanga, é contra o consumo e o capitalismo, que toca maracatu e é do mangue, mas que fuma maconha à custa da mesada dos pais CAPITALISTAS. Mas esse preconceito quem ensinou foi mamãe. Eu tenho preconceito com gente preguiçosa, que dorme no ponto e se deixa levar nas costas. Morro de preconceito com gente incompetente.

Eu tenho preconceito com quem não toma banho, não escova os dentes e faz a linha sujinho-descolado e, por isso, não consigo dar créditos nem apreciar qualquer tipo de talento: Janis Joplin e Bob Marley, vocês não conquistaram meu coração. Sou pobre, mas sou limpinha, faz mais a minha linha. (e essa rima?)

Eu tenho preconceito com quem jura que é "malvado", que é polêmico, que incendeia as discussões, que causa furor e argumenta, que não está nem aí pra nada nem pra ninguém, que fala-mermo. Que preguiça que eu tenho de discussão.

Tenho preconceito com crenças e idolatrias religiosas, mas religião é assunto pessoal (de foro íntimo, profundo e exclusivo) que não se discute. Mas por que raios você coloca isso no meu mural do facebook?

Eu tenho preconceito com quem vai me esculhambar depois deste texto. Amigo, você não sabe da missa, um terço.

Mas tudo bem. Qual a sua lista de preconceitos?


Um beijo da tpm.

22 comentários:

  1. Maravilhoso. Disse tudo.

    ResponderEliminar
  2. ESSE FOI PHODA. FALOU E DISSE E FALOU POR MIM TAMBÉM. FÃ FOREVER!!!
    BIANCA

    ResponderEliminar
  3. Preparados? Lá vai...

    TENHO PRECONCEITO COM QUEM CITA CAIO FERNANDO ABREU, MUITO PROVAVELMENTE SEM NUNCA NEM TER LIDO UM LIVRO DO CARA!

    Ufa! Tirei um peso do meu peito!

    Ah, também não confio muito em vegetarianos. Mas aí já é outra história.

    ResponderEliminar
  4. Carol... sou igual a você... será por causa disso que não consigo curar minha gastrite? Essas pessoas me dão nos nervos e no estômago...

    mas pode gritar?

    TENHO PRECONCEITO COM QUEM ACHA QUE SENTIMENTO ALHEIO É DESCARTÁVEL!

    ResponderEliminar
  5. meu preconceito principal é com uma coisa que você citou: a burrice voluntária. das gentes que não usam uns 5 segundos do tempo pra pensar melhor antes de perguntar besteira, falar e fazer merda. e isso principalmente em ambiente profissional. dá vontade de matar uns 5 por dia (pelo menos).

    claro que minha lista de preconceitos se estende bem mais. por coisas, pessoas, jeitos, formas de pensar, roupas etc etc etc

    temos os hipsters, os pseudo-hipsters, os paulistas viados, o vocabulário recifense (fizesse? quisesse? fudêsse? trepasse? gozasse?), minha cidade natal (grande itabuna. beijos leila lopes, saudades), calça saruel, gente gorda que se faz de magra quando tá na frente dos outros (seja chubby assumida que nem eu, rapá) e/ou que se acha bonita usando saia tulipa (imagina aqueles panos de cobrir bujão de gás. é isso.), roupa nova (a banda), toda e qualquer espécie de profissional de atendimento (principalmente o publicitário), gente que coça a garganta parecendo que tá escarrando, E MEU DEUS, EXISTEM TANTAS COISAS!

    e vou parar por aqui, que minha lista de preconceitos aparenta ser maior que a circunferência de minhas nádegas.

    abs.

    ResponderEliminar
  6. Voce foi fantastica Carolzinha. sempre que voce tem TPM é assim? nossa! parabens pelo texto, pelas ideias e pela identidade. tamo junto.

    ResponderEliminar
  7. além dos que você citou, preconceito com quem mente pra si mesmo e acha que temos que acreditar nessa mentira tbm!

    ResponderEliminar
  8. Carol, eu só conhecia seu blog de moda. Menina, que texto fera. É isso aí. Concordo em número, gênero e grau.

    Beijoss

    ResponderEliminar
  9. Meu Deus.... eu acho q depois deste texto me enxerguei um homem com TPM..... penso logo existo....

    ResponderEliminar
  10. Tenho preconceiro com quem vai trabalhar de micro short e barriga de fora ( a não ser que seu trabalho seja na esquina...).

    ResponderEliminar
  11. Minha TPM casou com a sua hoje e viveram felizes para sempre!

    Ao invés de falar de preconceitos, pois acho que tenho preconceito com essa palavra, quero falar da tão criticada e temida TPM.

    Acho que a TPM trás à tona o seu pior e o seu melhor, basta você canalizar isso para o bem! E se você não matar ninguém nesse período do mês acho que tá no lucro!!!

    Bom dia!!!

    ResponderEliminar
  12. pow "TPM" as vezes nao é tao ruim pq as vezes vc se descobre de um certa maneira q nem vc msma acredita !tipo assim ninguem merece erra porra é a pior coisa desse mundo ninguem merece sofrer tanto como nois mulheres sofremos eu primeiramente acho q sofrer igual a noismulheres nao existe msm tendo mtas coisas pra fazer e nem por isso todo mundo sofre ! na minha opniao eu dou "parabens" para as mulheres e eu principalmente acho q sofrer iagual a nois nao existemais uma vez parabens mulheres!

    ResponderEliminar
  13. Descobri seu blog hoje e estou encantada.

    Parece que alguém entrou de mim e traduziu toda a complexidade e a contradição que existe aqui dentro.

    Parabéns, escrever assim é um dom, um talento, que tá ficando tão raro, quase extinto. Eu mesma não tenho tanta facilidade com a tradução em palavras. E, olha que sou advogada.

    Mas, gostaria de acrescentar que por vezes é tão difícil, pensar, refletir, se auto analisar. Muito mais fácil ser burro, viver na ignorância e restringir-se a falar sobre futilidades. Cansa menos....

    Hoje tava triste comigo mesmo, me cobrando demais, tenho que ser assim, tenho que agir assado, tenho de esquecer aquilo. Por sorte o seu blog trouxe-me um pouco de paz.

    Melina

    ResponderEliminar
  14. Tenho preconceito com essa cultura da "malandragem" dos brasileiros.
    Tenho preconceito com quem joga lixo no chão, fura a fila e maltrata o manobrista e acha que se deu bem :(

    ResponderEliminar
  15. carol, que texto ótimo! amei

    ResponderEliminar
  16. . sempre volto aqui para ler esse texto ! mt bom (:

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho preconceito das pessoas que gostam de se mostrar intelectuais, super inteligentes, decoram títulos de livros, compram Best Sellers, lêem as sinopse dos livros, assistem no Jornal Nacional as noticias polemicas pesquisam na internet e chegam no outro dia com uma opinião pronta sobre a noticia. Fazem de conta que são sábios, querem dar conselhos, tem sempre uma historinha para contar, sinceramente morro de preguiça.
    Tenho preconceito das pessoas que são fofoqueiras, das pessoas que fazem jogo duplo, é legal com você e pelas costas querem te fuder, e fazem isso com o resto do mundo.
    Tenho preconceito das pessoas que estão sempre reclamando da vida, que desabafam pelo facebook, que copiam trexos de poesias cujo os autores nem nunca leu um livro, e nem mesmo leu a poesia inteira, pessoas que estão sempre para baixo, e gostam de mostrar para isso para o mundo.
    Aline Camargos

    ps adorei seu texto

    ResponderEliminar
  18. muitooo bom teus textos. curti super, parabéns!!!

    ResponderEliminar
  19. CAROL...QDO OLHO PRA VC...PENSO...EU CONHEÇO ELA!! RS SOU MUITO INTENSA... ENTÃO TENHO PRECONCEITO COM PRECONCEITUOSOS, DO TIPO, NÃO GOSTO DE CRENTE, NÃO GOSTO DISTO, NÃO GOSTO DAQUILO...QDO NA VERDADE EU NEM QUERO SABER DA OPINIÃO ALHEIA....COMO VC DISSE...TENHO PREGUIÇA DE DISCUTIR( QUE DESGASTE INÚTIL)... CADA UM NA SUA... AMO SEUS BLOGS..OK?? SEUS LOOKS.. NA FÉ MIMI

    ResponderEliminar
  20. Carol., eu achei seu blog sem querer, e estou amando. Adorei esse texto, coloquei até no meu blog, mas não tirei os créditos, espero que não tenha problema.
    Se quiser dá uma passada lá

    http://oblogdacadenobi.blogspot.com.br/

    beijos ^^

    ResponderEliminar
  21. Carol, compartilho todos os seus preconceitos e tenho mais um: o preconceito de quem não tem amor próprio, quem não se respeita, quem gosta mais do outro do que de si mesmo, quem esquece de olhar de dentro pra fora, se perde numa ilusão de amor, numa busca por aquilo que não é.

    ResponderEliminar
  22. Carol, compartilho todos os seus preconceitos e tenho mais um: o preconceito de quem não tem amor próprio, quem não se respeita, quem gosta mais do outro do que de si mesmo, quem esquece de olhar de dentro pra fora, se perde numa ilusão de amor, numa busca por aquilo que não é.

    ResponderEliminar