08 abril, 2014

Spectativus



Expectativa, do latim medieval spectativus:
esperar, desejar, ter esperança.

* * *


Reza a lenda que a pior coisa para um relacionamento é quando um dos envolvidos cria expectativas. Falsas ou verdadeiras expectativas, o fato é que projetar qualquer coisa para o futuro pode ser o primeiro passo para a falha do tal projeto. 

O que a lenda reza, contudo, é contrário do que prega a lógica. Pelo raciocínio matemático, tudo o que precisa ser fundado, construído, edificado, precisa antes de um plano, uma expectativa. É que mais do que uma projeção do futuro, a expectativa é uma esperança, uma aposta benevolente no universo.

Um dia eu pensei que a lenda rezava o certo, que criar expectativas era selar o destino com uma grande catástrofe amorosa, mas hoje eu vejo que a incapacidade de criar essa espera nos livra de uma gigantesca decepção, simplesmente por que erradica qualquer possibilidade de amor. 

Se de um lado existe a expectativa infantil e otimista de sonhar com o intangível, do outro lado existe a total falta de esperança no amor. Aquilo que eu acreditava ser o maior erro (esse de esperar e projetar), aquilo que eu fui aos poucos podando, tolhendo e secando era, na verdade, o maior trunfo. E nos dois cenários possíveis, o não amar é sempre mais doloroso.

Era a expectativa o que me fazia acreditar, queda após queda, que o próximo amor seria melhor, mais intenso, mais profundo, mais pra sempre. Que esse próximo amor cumpriria todas as minhas expectativas. E era por essas expectativas que eu me dedicava, amava e sorria, como se fossem sementes que eu planejava colher. E era isso que me enchia de coragem para enfrentar tantas decepções quanto fossem necessárias, até ver meu sonho falhar de novo ou triunfar enfim.

Mas o que eu tenho hoje é a falta de fé de quem não espera nada. De quem não espera encontrar o amor, esbarrando ombros numa livraria. De quem não espera se apaixonar no primeiro beijo. De quem não espera ser apresentada por uma amiga. De quem não espera fixar o olhar em alguém no meio de uma multidão. De quem não espera o tempo certo, por que quem espera, perde tempo. 

Eu acreditava que não criar expectativas deixaria a vida mais leve, o caminho mais fácil. E no começo é essa a falsa sensação de liberdade que temos. Mas depois percebemos que essa leveza é passageira e que esse desapego nos preenche de um imenso vazio, tão vasto, que fica difícil alguém entrar nesse espaço de novo.

A falta de expectativas nos distancia da capacidade de incluir o outro na nossa vida, de pensar no plural e enxergar que alguém pode andar ao nosso lado. A falta de expectativas nos priva dessa vontade de imaginar em 2 segundos, nossa vida inteira com outra pessoa, e nessa falta de planos, não apostamos, fundamos, edificamos nem construímos nada. Nem prédios, nem amor.


.

7 comentários:

  1. Por mais que exista uma outra pessoa. Não ter expectativas é como criar um monstro ou cavar seu próprio tumulo e aos poucos ser sugado para dentro da própria solidão.

    Lindo de mais seu texto.

    ResponderEliminar
  2. Olá, primeiramente me interessei bastante pelo seu blog. Queria saber se podemos fazer parceira. Caso queira, agradecerei. Bjos e obrigado
    http://eumechamoorgulho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Carol querida,
    te conheci a uns anos atras, no dia em que "torasse" o cabelo no Unique. Lembro que me falasse sobre seu blog, e arrematasse: põe meu nome que fica mais fácil de lembrar.
    Me encantei com a pessoa e com o blog.
    Parabéns pelo excelente trabalho (chama-se trabalho?!?), e pelas palavras, muita lucidez nelas, por um momento houve 5 segundos de alivio em lê-las: esse sentimento não é só meu.
    Continue sempre!
    Beijo grande,
    Virgínia.

    ResponderEliminar
  4. QUE LINDO.. Impressionante como você consegue pôr em palavras tão precisas exatamente o que muitas pensam ou pensaram. Me identifiquei demais! E essa sinceridade é o que mais nos conecta a você! Adorei . bjo

    ResponderEliminar
  5. Ai que saudades que eu tava de ler um texto novo teu! Por favor nao nos abandone por aqui hahahaha, adoro a identificacao que tenho com suas palavras
    Lindo texto, parabens

    ResponderEliminar
  6. Ai que saudade que eu tava de ler um texto novo teu! nao nos abandone por aqui por favor hahahahaa! adoro a identificacao que sinto com as suas palavras
    Lindo texto, parabens

    ResponderEliminar
  7. obrigada por falar o que eu não consegui dizer, mais uma vez...

    ResponderEliminar