28 março, 2012

o prato perfeito




a analogia pode ser patética e altamente influenciada pela taça de vinho que me acompanha ao escrever este texto. mas eu prometo, caro leitor, que no final das contas tudo vai fazer muito sentido.
eu não gosto de miojo. na verdade eu detesto miojo. detesto aquele macarrão de arroz sem sabor, sem carboidratos suficientes para produzir bastante açúcar e, consequentemente, bastante felicidade no meu organismo. eu detesto aquele pacotinho de sódio que, erroneamente chamam de tempero e abomino mais ainda o fato de ter minha fome saciada em apenas 3 minutos.
miojo não traz felicidade. traz barriga cheia. e isso tudo é, na verdade (acompanhem meu raciocínio) uma metáfora para a felicidade na vida de um ser humano (e levando em consideração que eu sou uma humana que acha que felicidade é amor...entendam). eu não gosto de felicidade instantânea. minha felicidade não é fácil nem barata nem vem assim de graça, muito menos vem pronta num sachê.
minha felicidade demora. é saboreada lentamente. minha felicidade são vários tomates pelados escaldados, refogados com paciência no azeite extra-virgem com cebola e alho e algumas folhas de louro. e sal a gosto. minha felicidade é construída aos poucos, como um espesso molho pomodoro salpicado de manjericão. a massa vai ao fogo brando e é tirada apenas quando está no ponto: al dente. al coração.
e isso serve para todas as esferas da minha vida, mas principalmente para a paixão, que parece sempre ter sido empacotada num saquinho prateado a vácuo que dura 3 minutos. eu prefiro o amor demorado, feito a quatro mãos, com carinho e com tempero, colocado no prato como uma iguaria jamais saboreada, apreciado com um bom vinho, na mesa azul da sala.
e mesmo que o molho todo demore para apurar e a massa leve mais de três minutos em lume brando, eu prefiro esperar na fome pelo prato e (pelo amor) perfeito, do que apenas me empanturar na urgência de um estômago cheio, com aquele macarrão branco.

13 comentários:

  1. uma comparação no mínimo perfeita! Também prefiro esperar um pouco mais por um belo e delicioso molho... a comer qualquer saquinho sem nutrientes fechado a vácuo e que fica pronta em 3min. Ou seja, nada como um amor que demore a chegar, mas q me acrescente coisas boas (e gostoso né kkk), a pegar qualquer porcaria sem valor e que me fará mal.
    Bjos gata =*

    ResponderEliminar
  2. Ai Carol, eu gosto de miojo, consigo sentar na frente da televisão e me distrair e desfrutar de um prato desse macarrão sem nutrientes nenhum. Eu, eu mesma e um prato de miojo. Mas me deliciei com o seu texto e com a sensibilidade que descreveu a felicidade desejada, e essa sim, eu espero que venha sob a forma do mais saboroso prato pra ser compartilhado com a melhor companhia. E nos saciar dessa fome e desse amor!!!

    ResponderEliminar
  3. que lindo!
    e também detesto miojo hehe

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de miojo. Talvez isso diga muito a respeito de quem eu sou, da minha urgência e falta de paciência com tudo. Sabe aquela pressa que as crianças tem? Sempre perguntando aos pais se já chegaram ao destino da viagem? Eu cresci e continuei assim, querendo que tudo fique pronto em 3 minutos.

    ResponderEliminar
  5. Caraca Carol, você simplesmente conseguiu traduzir o que eu também to sentindo!
    E vou te dizer uma coisa, conversei com uns amigos e eles me aconselharam a matar a minha fome com "miojo". Mas não tem jeito, sou que nem você. Também prefiro o macarrão bem temperado a quatro mãos. Esse sim traz felicidade e boas lembranças.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Incrível. Também to de saco cheio de amor processado, enlatado, acontecido pra muitos e quando você abre sem surpresa alguma.

    ResponderEliminar
  7. E mesmo que demore um pouco pra apurar... *---*

    Agora, tenho ainda mais motivos pra não gostar de miojo! hehehehe
    Exatamente isso Carol, tudo a seu tempo.
    O que vem rápido, vai rápido também.

    Beijo, garota :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto de miojo, mas de pois de ler seu texto vou ter que rever meu conceitos, a praticidade do miojo não parece valer a pena, mesmo que seja para encher a barriga. É melhor ter a satisfação de um coração cheio de paixão.

    ResponderEliminar
  9. Oi menina, descobri esse seu blog agr, tô lendo e tô gostando;
    Eu sou a Babi Mattos, pode ver meus textos aqui -> http://pensador.uol.com.br/colecao/babi_mattos/

    E não sei se o seu tumblr é voltado pra textos especificamente, mas lá é um ótimo refúgio e tbm pra divulgar textos! Eu tinha um e não sei se tu viu algum texto meu rolando pela dash - o que é meio difícil maas né - kk eu sou a famosa "Autora Anônima ", mas por motivos pessoais tive que deletar minha conta.
    Parabéns pelo blog linda, estou amando :D

    ResponderEliminar
  10. Eu adorei a analogia e no fim teve tudo a ver! Também prefiro uma felicidade que é criada aos poucos, onde os desejos, vontades e amores vão crescendo no desenrrolar do tempo. Tem mais sabor, calor, verdade!

    ResponderEliminar