09 outubro, 2011

pelo direito de ser triste


Depois de 15 anos morando em Portugal eu me acostumei com a tristeza profunda e o saudosismo do povo da terra. São quase todos assim. 6 anos depois de voltar a morar no Brasil, retornei a Portugal de férias e descobri que tinha me desacostumado com o jeito lusitano em que nunca ninguém está bem e todos os dias "vai-se andando".

Porém eu constatei uma verdade esmagadora: todo brasileiro tem o compromisso de ser feliz. Essa é a "nossa cara", nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Somos brasileiros e não desistimos nunca de sermos felizes. Você pode ser pobre miserável, rico, doente, insano, mas você tem que ser feliz. Caso contrário você é uma verdadeira decepção.

Quem se criou aqui talvez não compreenda a dimensão desse problema (talvez nem considere um problema), mas o fato é que, não importa a miséria ao seu redor, ou a falta de dinheiro no bolso, ou as crianças morrendo nos hospitais. Você é obrigado a ser feliz. Você tem a obrigação social de ser animado na mesa do bar, de olhar a vida com positividade (sempre!), de beber cerveja e curtir carnaval, de ser o mais divertido da festa. Você é cobrado pelo sorriso, não importa a dificuldade na sua vida, você tem que agradecer a Deus por estar vivo. E ser feliz.

Você faz parte do povo mais feliz do mundo! Não ouse ser triste, por que isso não combina com um bom enredo de samba. E se você abrir a boca para afirmar que não é feliz, que sua vida não é espetacular, que você não supera todos os problemas, que não passa com o trator do humor por cima da crueldade do mundo, então você é doente, precisa com certeza se tratar, isso deve ser alguma depressão.

É difícil entender como ser feliz o tempo todo pode ser uma tarefa fatigante? E se você não for feliz mesmo? Passamos grande parte do nosso tempo provando para os outros como nosso astral é maravilhoso, para que ninguém se incomode com o que incomoda o coração. Somos todos palhaços de um circo sem futuro (já diria Lirinha), onde a maquiagem do sorriso esconde a tristeza da obrigação. 

Mas ser brasileiro é isso mesmo, ser feliz sim. E triste? Longe de mim.

6 comentários:

  1. Ai que lindo!
    Amei, Carols!
    Sou fã do seu Small, mas esse aqui eu nunca tinha parado pra ler. Amei!
    Mais uma pros meus favoritos!
    Publicitário é demais, né?! Sempre ligado em TUDO. *-*
    AH, sou aspirante a Publicitária. Hehe!

    ResponderEliminar
  2. adorei seu texto, você é muito inteligente e tem uma percepção fora do comum.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com você Carol. Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  4. Adorei..... Já estive em Portugal e não sabia dizer muito bem o que eu sentia de diferente neles.. Alguma coisa no jeitinho deles me parecia diferente, melancólico e eu não sabia decifrar. Voce colocou super bem.. É isso mesmo.... Eles tem cara de que a vida vai indo...Vamos levando..
    Falta esta emoção, vibração que a gente sente por aqui.
    E vc tem razão que aqui isso já vem implicito junto com o manual de fabricação.. Tem que estar vibrando, sorrindo, curtindo.. Até dentro do onibus lotado!!!
    Perfeita postagem. Parabens... Vou te seguir por aqui. Beijos
    Cristina Mussi

    ResponderEliminar
  5. Carol,
    Eu passei por aqui por acaso... na esteira de uma flor-de-cera que eu estava admirando e caí aqui e... que aterrissgem boa! Estou ainda sentada na relva lendo coisas gostosas de ler e descansando a cabeça com seu estilo bem humorado. Menina, gostei! E muito!
    Continue nos brindando sua escrita, seu jeito de ver as coisas, de nos contar, de nos envolver... escritor de talento é isso. Prende-nos e nem sabemos porquê.
    Você tem razão. Longe de mim a tristeza! Eu quero mais é ser feliz! Êeeeeeeeeba!

    ResponderEliminar
  6. Esse seu texto dava um FADO!
    Comecei a olhar seu blog (smallfashion) pela indicação da minha irmã, fuçando achei seus textos.E adorei.
    Os Portugas não são tristes, eles são fatalistas.

    ResponderEliminar