22 julho, 2008

O Curinga

O Curinga é uma carta do baralho que vale por todas as outras e tem o poder de assumir qualquer valor. Cada baralho é composto de 52 cartas e em cada um existem quatro Curingas que podem aparecer espalhados ou concentrados nas mãos dos jogadores. É o um trunfo na manga, é o fator surpresa, é o triunfo da esperteza sobre a inteligência e por isso, muitas vezes, é descartada do baralho. O Curinga simplesmente fica de fora do jogo, sorrindo da ingenuidade alheia, debochando do fato de que só ele não segue regras e estar fora do baralho é consequência disso. O Curinga, portanto, pode ser a carta mais importante e mais desejada de um jogo, mas nem sempre a melhor, por que é a carta mais injusta e mais insensata. Ele é a personificação do incorreto, a certeza de que há males que vêm para o mal mesmo. Mas isso não faz do Curinga um vilão, ou da carta a necessidade de ser descartada. Isso faz do Curinga um espelho da fraqueza humana, da corrupção e de como se pode ganhar um jogo sem fazer nada de bom nele, por que o Curinga também ensina que 48 cartas do bem não valem nada se no meio do jogo existem 4 cartas do mal, ainda que sejam apenas quatro. E de tudo isto se tiram várias lições:

A bondade não existe sem a maldade
Para existir maldade basta apenas existir alguma coisa
Para existir a bondade precisa existir muita coisa
A maldade é gratuita
A bondade é opção
A vida é um jogo com mais de quatro Jokers
O jogo não acaba e não existem vencedores
A insensatez faz parte do jogo
O trunfo muitas vezes tem que ser descartado
O maior inimigo é o mais próximo
Os heróis seguem muitas regras
Os vilões não seguem nenhuma
Os trouxas seguem a emoção
Os idiotas fazem blef para si mesmos
Um erro condena o que cem acertos não salva
Um erro condena o que cem acertos não salva
Um erro condena o que cem acertos não salva


Créditos

Ao Curinga por ser mau e ser tudo.
Ao jogo que infelizemente tem que ser jogado.
Ao Curinga que é tudo, mas está fora do baralho.

3 comentários:

  1. o curinga só é mau na mão do adversário. o curinga é aquela resposta astuciosa que você tem programada há tempos, mas que de nada vale sem a inocente pergunta que a libertará. o curinga é "o triunfo da esperteza sobre a inteligência", e isso não é de todo mau, afinal, o mundo é dos espertos. eu casaria com o rei e teria o curinga como amante.

    i love jokers.

    ResponderEliminar
  2. muito boa a leitura do coringa carUlina. Nunca tinha visto por esse lado. Tá aí uma boa pergunta. POrque o coringa vêm se os desocupados criadores de jogos de baralho fazem questao de tirá-lo do jogo?
    por isso só jogo bafo.
    HA EUhAUEUha

    ResponderEliminar
  3. E ele pode morrer antes da estréia! :P hihihih

    ResponderEliminar