01 dezembro, 2012

crônicas de uma jovem mulher




Capítulo 1: O tarólogo



Sou curiosa. Na verdade, sou bem curiosa e poder vislumbrar uns pedaços do meu futuro sempre me pareceu uma ideia tentadora. Poder antecipar situações, me previnir de acontecimentos ou simplesmente dar oportunidade para que certas coisas aconteçam, dá aquela segurança na alma. Ou não.

Depois de um ano extremamente conturbado, eis que uma amiga me dá um conselho que ecoou na minha cabeça como um brado retumbante: "vai naquele tarólogo que eu te falei! ele é maravilhoso e acertou tudo da minha vida!!" A eloquência era tanta que em menos de dois minutos me vi convencida de que não poderia mais viver se não consultasse o tal tarólogo. 

Peguei o nome e o telefone do cara, mas só marquei uma consulta semanas depois. Sempre gostei de astrologia, signos, símbolos, cartas, mas ler o horóscopo da Susan Miller (pelo aplicativo que eu paguei para baixar) e pagar vinte e quatro reais para saber o meu jogo de tarot do amor no Personare, tinham sido as atitudes mais drásticas que eu havia tomado na minha vida astrológica. (sim, sim, eu paguei o Personare! Me julguem.) Portanto achei que ir a um tarólogo seria mais uma experiência imperdível.

Cheguei sozinha ao endereço que o tarólogo me forneceu. Uma rua relativamente estranha, colada a uma comunidade dessas que eu ainda não sei o nome, aqui no Rio de Janeiro. Toquei a campainha e rapidamente subi ao apartamento do dito cujo. O tarólogo era uma figura esquisita. Cabelo preto, mais ou menos na altura dos ombros, escovado como uma bananeira e, com certeza, tinha sido submetido a algum alisamento ou chapinha. É o tipo de coisa que qualquer mulher perceberia. 

Achei que um tarólogo teria aparência mística, com túnica branca, colares, e talvez uma pinta vermelha na testa, o que seria, na verdade, uma mistura de macumbeiro com um monge indiano. A nossa cabeça sempre produz uns estereótipos completamente idiotas quando simplesmente desconhece um assunto. O fato é que ele tinha cabelo de chapinha, usava regata de camioneiro que deixava aparentar seu buchinho saliente de cerveja, e um short surrado. E esse era o tarólogo.

Ele me recebeu numa salinha simples. Deixei minha bolsa sobre um aparador encostado à parede, de onde eu conseguia ouvir claramente o barulho da televisão ligada: era Carminha dando show em Avenida Brasil. Dentro da minha bolsa eu deixei o gravador do iPhone previamente ligado para registrar tudo o que ele ia dizer sobre o meu futuro. Não queria esquecer nenhum detalhe, mas depois da consulta a única coisa que eu tinha no celular era um capítulo da novela.

Foi uma experiência incrível ir a um tarólogo. Como eu sou uma tagarela, me concentrei para não falar nada da minha vida, testando a cada segundo os seus poderes de advinhação. Ele falou um monte de coisas que eu sentia, que eu vivia, que eu vivi. Falou de coisas tão específicas que passei a consulta inteira chorando. De alegria, eu acho. É como se, pela primeira vez na vida, eu não precisasse esconder nada do que sentia por que aquele tarólogo de chapinha sabia de tudo.

Saí da consulta e esqueci de perguntar tantas outras coisas que eu tinha dúvidas. Mesmo que fossem questionamentos patéticos como "porquê eu tenho medo de avião?" a impressão que me deu é que aquelas previsões me garatiam uma certa segurança mental, um fio condutor para a minha paz de espírito por que, finalmente, eu sabia o caminho que a vida deixou reservado para mim.

O problema de saber o futuro é que, ao contrário da tranquilidade que eu esperava, eu me deparei com a ansiedade da espera. Cada pessoa que cruza meu caminho pode ser a próxima a me fazer sofrer. Aquele rapaz que não ia dar certo, eu antecipei a derrota da situação. O próximo pode ser o homem da minha vida, mas as características têm que bater com a descrição.

O ônus de "saber o futuro" é essa angústia do que ainda não chegou. O bônus é que você tem tempo de olhar tudo com mais atenção, dar uma nova chance ao que você iria desistir e perceber certas nuances da vida que antes você não conseguia ver. É como se, de repente, eu fosse uma espectadora atenta da minha própria trama, desejando que chegue logo próximo capítulo, mas contemplando a vida enquanto o tempo não passa. 

Só essa correção na minha miopia emocional já valeu a ida ao tarólogo.

30 comentários:

  1. po, pelo menos nesse dia vc nao perdeu a novela xD
    brincadeira.. carol, só cuidado com essas coisas pq seres humanos não são donos da verdade absoluta do nosso destino, humanos podem errar e vc pode estar presa a essa promessa de homem que ele descreveu e realmente deixar passar por vc pessoas incríveis e que poderá te fazer realmente feliz.

    pessoas erram a gente ja sabe disso :) só cuidado.

    ResponderEliminar
  2. estou curiosa para a parte 2. :)
    quando fui pro Rio quase parei num carinha lá na orla de Copa que estava lendo búzios, mas sei lá, fiquei com receio, eu tava sozinha e tals, enfim...deveria ter ido!ahaha só pra ver o que ele ia falar e ficar analisando ele e eu depois. adoro essas coisas.

    beijos!

    ResponderEliminar
  3. Ui, medo! Muito medo dessas coisas!
    Achei que eu era a única pessoa que ainda tinha um blog no mundo, legal saber que mais gente ainda escreve! =] Gostei do seu.

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou fissurada nessas coisas de esoterismo. Eu leio meu horóscopo quase todos os dias, mas nunca fui em uma taróloga, embora eu morra de curiosidade.
    Eu também tenho um blog de textos, ele tá meio novinho ainda e por isso não tem muita coisa, mas qualquer hora dessas dá uma passadinha lá. O endereço é http://devaneiosdelicados.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Adoro essas coisas de saber o futuro, mas tbm nunca fui a nenhum tarólogo... quem sabe um dia?!
    Adoro os seus textos, são tão verdadeiros, quero ler logo o próximo capítulo!!!
    BJos

    ResponderEliminar
  6. Quem faz nosso futuro somos nós. So temos que pedir a Deus sabedoria e orientação para não fazermos as escolhas erradas. Na minha opinião so Deus sabe do nosso futuro. O passado o outro ja viu o que aconteceu.
    Acabei de achar seu blog, estou gostando dos textos Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Carpe Diem, mas espero pelo futuro destinado :)

    ResponderEliminar
  8. Divulgue seus textos: http://bruna-bertoldo.blogspot.com.br/2012/12/seu-texto-no-blog.html ><

    ResponderEliminar
  9. Eu também fui a uma taróloga, mas diferente do seu, ela tinha cara de taróloga. Usava um longo vestido laranja a lá indiano. Preparou a salinha pra me receber com incenso e uma toalha de mesa. Colocou dois baralhos diferentes pra mim. Também sou tagarela, mas não precisei dizer um ai, porque ela falou exatamente tudo da minha vida. E passei as duas horas da consulta chorando. Não esqueci de fazer NENHUMA PERGUNTA. E por incrível que pareça não me apeguei a nada que ela disse. Ela disse que eu tinha que cortar os laços com um carinha que eu já tinha há 10 anos, descreveu um homem maravilhoso que tava no meu futuro. E nada disso me influenciou.
    Eu não cortei laços e ainda namorei alguém completamente nada a ver e maluco durante 1 ano. Depois de 2 anos do acontecido, sem esperar a minha vida começou a entrar no eixo que havia sido dito no tarô e o tal homem apareceu. Sem nenhum detalhe esquecido. Ele era EXATAMENTE tudo que ela havia dito. Agora estou em vias de casar com ele. E sou muito feliz na vida pessoal, profissional e familiar.
    Que bom que eu soube ter o desapego de deixar pra lá tudo que ela disse hein? heheheheh

    Detalhe: Não lembrava de nada mesmo, até que uma tia pra quem eu tinha contado o que a taróloga havia dito pra mim me alertou sobre o fato das descrições do homem baterem com o meu noivo. hahahah Fiquei chocada pois era verdade e eu ainda não tinha atentado pro fato =O Desde então vivo dizendo que vou voltar lá pra saber mais um pouquinho.
    Na verdade ainda estou esperando uma coisa que ela disse. Um filho, menino, com 26 anos. Se acontecer eu te conto. Tenho 24 agora. heheheheh
    Boa sorte com seu futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elis... fiquei curiosa sobre essa taróloga...

      Se ela for de SP, por favor, me manda o contato no meu e-mail?

      pms_saraiva@hotmail.com

      Obrigada!

      Patrícia

      Eliminar
    2. Elis, fiquei curiosa sobre essa taróloga..

      Se ela for de SP (capital), me manda o contato, por favor?!

      Meu e-mail: pms_saraiva@hotmail.com

      Obrigada!

      Eliminar
    3. Ih, que sensacional!! Tô torcendo e super curiosa pra saber se vai acontecer. Me interessei mt, ,Elis. É do Rio de Janeiro?? Se for me passa o contato?
      marianambrenner@hotmail.com

      Att,

      Mariana

      Eliminar
    4. Carol, sério, tô chocada contigo!
      Você não tem noção de como me toca com seus textos!
      Quando era novinha minha bisa sempre me falava que eu seria uma escritora, mas acontece que eu perdi o costume de escrever, de ler, de exercitar esse mundo.
      Hoje, lendo você, parece que estou fazendo uma leitura de mim mesma, lendo meus textos, meus sentimentos. Vendo aqui a minha forma de dizer e me expressar pro mundo... Muito bom sentir isso, obrigada!
      Li um pouco sobre você e me identifiquei muito. Temos histórias diferentes, mas também amadureci e fui a luta muito cedo. Admiro sua força, sua luta, sua garra, independência e principalmente sua alegria (super estampada nas fotos rs). Pareço a "amiga íntima" falando, né? rs Mas eu realmente te admirei conhecendo a sua história e precisava te dizer isso.
      Eu também adoro moda, principalmente moda barata! rs Curto muito seus achadinhos.
      Você está a quanto tempo no Rio? Parece uma carioca da gema... Super adaptada!
      Me apaixonei pelo seu blog, pelo seus textos e agora, pelas suas ilustrações.
      Esse não entrou nos favoritos. Esse eu vou chamar de meu!

      Eliminar
    5. Oi Elis, sou mais uma curiosa querendo saber o endereço da taróloga....
      vc poderia me enviar o contato dela para o email: pamela_signelli@yahoo.com.br
      obrigada!
      descobri o beijos e textos hoje e amei!!! muito bacana seus textos!!!
      Pamela

      Eliminar
    6. Oi Elis!
      Sou mais uma curiosa querendo saber o endereço da taróloga que vc foi.....poderia enviar o contato dela para: ressignelli@hotmail.com
      Obrigada!!

      Eliminar
  10. Realmente, a gente cria estereótipos de tudo e todos. Eu participo de uma escola espiritualista, aí lá convivemos bastante com o tarô e até já aprendi um pouco (só um pouco mesmo), mas é realmente melhor não saber, algumas vezes. E aquilo que é dito na previsão também pode mudar por causa de uma lei simples: a sua ação seguinte, que pode mudar tudo. Beijo!

    www.despindoestorias.com

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma amiga que eh tarologa (tornou-se amiga depois das consultas)... muito boa por sinal. Ela nao eh estereotipada... mas, eh bem zen!!! uma pessoa que voce se sente bem em estar ao lado.

    Nas primeiras vezes que fui.... ela acertou tudo.... depois minha vida foi complicando por varios motivos, entao, deixei de me consultar.... "digo que as cartas estavam fechadas pra mim, nesta epoca" hehehehehehehe

    Acredito no taro. Mas, sei que cada um faz seu destino. Mas, tem coisa que por mais que voce corra.... ela vai estah ali numa esquina qualquer da sua vida esperando.

    Ah... ate marquei pra ir nela este ano. Vamos ver o que 2013 me reserva.

    beijocas e boa sorte ai, Carolis

    ResponderEliminar
  12. Adorei o texto. Que bom que deu tudo certo e você gostou da experiência.
    Quero ler a parte 2.

    Carissa
    artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Oi, gostei muito do seu texto..é experiencia pessoal ou vc criou?
    Beijinhos de fim de semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse é experiência pessoal!! outros textos são misturas de ficção com vida real. :D

      beijossss

      Eliminar
  14. Não li seu blog ainda, tava começando pelo "about", sobre vc, e pensei: "começou mau, amiga!" afinal de contas vc é publicitária, deveria saber como se escreve, gramaticalmente falando, ainda que o básico. No texto vc escreve "por que", separado, duas vezes, sendo que deveria ser "porque", junto. Aí vai: "[...]POR QUE além de desenhar, tem dias que eu preciso escrever. Que o caos mental é tão grande que eu preciso organizar num papel todas as ideias e, claro, postar. POR QUE o que eu escrevo precisa de alguém pra ler." Esses em caixa alta são porque, junto. Pode apagar o comentário depois de ler, é só uma dica construtiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Camila! obrigada pela observação!! fui criada em Portugal e na gramática portuguesa existem apenas 2 tipos de "Porquê": o "por que" e o "porquê".

      Pra falar a verdade, nunca entendi o porquê da gramática brasileira ter "inventado" outras normas para a língua portuguesa, então eu uso como aprendi no português lusitano.

      Uma vez me corrigiram por que escrevi a palavra "missanga" assim com dois SS (como escreve-se em Portugal), já que no Brasil se escreve com "ç", mas tenho a impressão que, por um acordo bilateral dos países, tanto Portugal quanto o Brasil são obrigados a aceitar a norma de gramatical de cada país. :)

      Porém, peço licença para te corrigir também. O certo é "começou mal, amiga!". Mau é antônimo de BOM. Mal é antônimo de BEM. ;)

      Beijinhosss e volte sempre!! :D

      Eliminar
    2. Adorei o tapa com luva de pelica (ixi, gíria antiga, do tempo da minha mãe)!

      Eu adorava ler horóscopo, ainda hoje acho que a descrição para librianas com ascendente em libra se encaixa perfeitamente comigo. Mas perdi o tesão depois de um tempo. Sei lá, a fase de querer saber o futuro passou. Agora estou tentando ficar mais atenta ao presente. Aí que dia desses lembrei de uma coisa engraçada, sabe aquelas simpatias de São João? Fiz uma quando tinha uns 15 anos. Daí que lendo diários antigos vi que a "profecia" se concretizou. Deu lá que me casaria com o homem cujo nome começava com a letra J e meu marido se chama Jeferson! hahahaha Às vezes acontece! Beijos

      Eliminar
  15. Olá!

    Sou fascinada por tarô, búzios, vidência...

    No último mês fui no búzios e duas semanas depois no tarô....

    E o 'engraçado' é que nas duas consultas, as coisas bateram...

    Agora é esperar...

    Mas temos que esperar sem ansiedade... senão... estraga tudo!

    Saber o futuro tem um preço alto... Nem todo mundo está preparado....

    Um bom futuro para você!

    ResponderEliminar
  16. Menina, adorei o texto! hahaha... sabe que eu também fui a uma taróloga... Fui duas vezes, acho que com um intervalo de um ano ou dois entre cada visita. Ela é uma senhora muito tranquila, com jeito de hippie, e atende em sua casa,onde seu marido, um senhor bem simpático, juntamente com seu gato, fazem companhia no terraço a quem espera por atendimento. Na primeira vez em que fui me arrepiei e comecei a chorar quando ela disse que meu companheiro é um amor de outras vidas, que nós éramos almas gêmeas... hahahha é engraçado como a gente fica sensível nessas horas. Ela disse que se eu não quisesse ter filho que eu tivesse cuidado, porque estava num momento muito propício (por isso que tomo anticoncepcional...rsrs) E disse que meu primeiro filho será um menino, que eu teria três filhos e um deles seria adotado. Essa parte ainda não pude comprovar... Enfim, ela disse umas coisas interessantes... Algumas pareceram combinar muito, outras me deixaram procurando encaixar as previsões na realidade de todo jeito... Mas com o tempo a gente acaba esquecendo essas previsões e vivendo um dia de cada vez como tem que ser. Beijinho!

    ResponderEliminar
  17. Sensacional o texto. Nunca fui em uma taróloga exatamente por ter esse medo de ficar presa as previsões. Sorte a sua ter tido essa experiência e ainda tirar proveito de conclusões mais racionais.
    http://miragem-real.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Amei o texto! Quando der me faça uma visitinha! Beijos!

    ResponderEliminar
  19. AMEI, LINDO BLOG
    PARTICIPE E MIM SIGA OBRIGADO

    http://instagram.com/nequerenreis
    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderEliminar
  20. Carol,

    tu pode dar o contato desse cara? Sempre tive muita vontade de ir a um tarólogo mas não conheço nenhum... To indo no próximo mês ao Rio e quem sabe não da pra eu dar uma passadinha lá? Esse ano não tá fácil, preciso de uma luz... hehehheh

    Bjos!

    ResponderEliminar
  21. será que poderia me passar o contato do tarologo sou do RJ
    rochammr@yahoo.com.br ADOREI SEU BLOG

    ResponderEliminar